quinta-feira, 30 de abril de 2015

MALHAÇÃO 1995 / 1996

Malhação estreou em abril de 1995 com a missão de falar sobre questões pertinentes ao universo jovem, como o início da vida sexual, o relacionamento com pais e amigos e as dúvidas em relação ao futuro profissional.

Autoria: Márcia Prates, Andrea Maltarolli, Emanuel Jacobina, Patrícia Moretzsohn e Vinícius Vianna
Redação final: Charles Peixoto
Supervisão de texto: Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn
Direção: Flávio Colatrello, Leandro Neri, Gonzaga Blota e José Luiz Villamarim
Direção-geral: Roberto Talma
Período de exibição:24/04/1995 – 01/03/1996
Núcleo: Wolf Maya



A ideia de situar a ação do seriado em uma academia de ginástica surgiu das discussões entre os escritores Andréa Maltarolli e Emanuel Jacobina, quando ambos ainda integravam a oficina de roteiristas da Globo.
O programa inaugurava um novo conceito dentro da teledramaturgia da Globo: um seriado com algumas semelhanças com as soap operas americanas, data de término em aberto e maior flexibilidade para mudanças nas narrativas paralelas e no perfil dos personagens. Em vez da carga dramática característica daquele tipo de produção, o novo seriado tinha uma abordagem leve e bem-humorada para as questões delicadas que pretendia discutir. Desde o início, também, apostou-se na troca de experiências entre atores veteranos e jovens talentos como uma marca registrada.
Nos primeiros anos, a estrutura narrativa de Malhação funcionava a partir de uma divisão semanal. Uma trama começava na segunda-feira e era resolvida na sexta, apresentando um gancho para o tema da semana seguinte. Mais tarde, a ação passou a ser contínua até a conclusão da história no final da temporada. Esse esquema foi abandonado já no segundo ano, em favor de histórias mais prolongadas, sem desfecho imediato.

TRAMA PRINCIPAL:
Héricles Barreto (Danton Mello), jovem ingênuo e de bom caráter, chega do interior para estudar no Rio de Janeiro e consegue um emprego de auxiliar administrativo na Malhação, uma academia de ginástica na Barra da Tijuca (bairro da Zona Oeste do Rio). Em pouco tempo, Héricles começa a morar na academia e logo entra em contato com um grupo de adolescentes de classe média que frequenta o lugar o dia inteiro, mesmo fora do horário das aulas. As dificuldades de Héricles para aprender a viver por conta própria e para ser aceito pelos outros jovens servem como fio condutor da maioria das tramas. As histórias abriam a discussão de temas como virgindade, descoberta da sexualidade, aborto e preconceito social.
Ainda virgem e disposto a se guardar para uma moça que vive na Grécia, com quem se corresponde, Héricles termina se encantando por Isabella (Juliana Martins), aluna de natação da academia. Inteligente e sensível, a moça está dividida entre tentar o curso de medicina para agradar aos pais adotivos ou se dedicar à música. Isabella também se apaixona por Héricles, mas não consegue se separar de Romão (Luigi Baricelli), o arrogante campeão de jiu-jítsu. O rapaz, apesar de mau-caráter, é fiel à namorada.
TRAMAS PARALELAS:
A família de Paula Prata: Outro importante núcleo do seriado é a família de Paula Prata (Silvia Pfeifer), empresária bonita e charmosa, proprietária da Malhação. Ela vive com a mãe, Olga (Nair Bello), uma ex-bailarina elegante e bem-humorada, viúva, que é adorada pela filha e pelos netos; com Nabuco (John Herbert), um militar reformado, amigo da família e como um pai para ela; e com os filhos adolescentes Luiza (Fernanda Rodrigues) e Fabinho (Bruno de Luca), ambos da turma de alunos da academia.
Fabinho, o filho mais novo, é gordinho e louco por fast food. Por isso, é forçado pela mãe a praticar natação e judô. Ele é uma máquina de aprontar confusões, a maioria com a ajuda do amigo Bróduei (Fabiano Miranda), ajudante na cantina da academia. Já Luiza, recém-saída da adolescência, está começando a se descobrir como mulher. Sonha ser campeã de jiu-jítsu e é apaixonada pelo mestre, que a trata como criança.
O mestre em questão é Dado (Cláudio Heinrich), o professor mais adorado e respeitado pelos alunos da Malhação. Ciente do papel exemplar que exerce na academia, lê compulsivamente livros de autoajuda e vive citando frases de efeito para aconselhar os alunos. Depois, diz com ar displicente: “Bonito isso, né? Li num livro”. 
Dado e Juli: Dado (Cláudio Heinrich) divide um apartamento com a irmã Juliana, a Juli (Carolina Dieckmann), de quem toma conta porque os pais, muito ricos, viajam constantemente. Juli é uma garota dissimulada, do tipo que espalha intrigas só pelo prazer de ver os outros em apuros. Na verdade, ela se ressente do irmão – acha que ele foi mais amado pelos pais – e recusa-se a lidar com seus sentimentos.
Mocotó: Um dos personagens mais marcantes é Alexandre Ferreira, o Mocotó (André Marques), como é chamado devido ao seu gosto por geleias. Conhecido por todos na academia, é um irreverente nato e um mulherengo incurável, que frequenta todas as aulas com o único objetivo de paquerar as meninas. A única exceção é a aula de alongamento, que ele considera “coisa de frutinha”. Filho de pais separados, Mocotó mora com a madrasta – para seu desespero, uma bela e jovem mulher de 19 anos –, estuda Economia e faz estágio na corretora do pai, o que o gabarita a prestar consultorias financeiras para os amigos, com resultados catastróficos.

CURIOSIDADES:
O figurino, a cargo de Sônia Soares, era composto de roupas leves em cores cítricas, com um perfil tropical.
- Ocupando uma área de 1.560m2, a academia de Malhação – projetada pelo cenógrafo Mário Monteiro – foi construída nos estúdios da Cinédia, em Jacarepaguá (zona oeste do Rio), e tinha estacionamento, piscinas, bar, vestiários, terraço, entrada principal, entre outros ambientes, todos interconectados. 
- A música Assim Caminha a Humanidade, de Lulu Santos, foi o tema de abertura de Malhação até 1999. Os fãs da novelinha cantarolavam os versos “Não vou dizer que foi ruim / Também não foi tão bom assim / Não imagine que te quero mal / Apenas não te quero mais”. Em um dos episódios do seriado, Lulu Santos fez uma participação especial se apresentando ao vivo para os alunos da academia.
- Em janeiro de 1996, a Globo exibiu o especial Malhação de Verão, gravado no Hotel Fazenda Saint Moritz, em Teresópolis. A equipe de criação do seriado contava, então, com Emanuel Jacobina, Maria Helena Nascimento, Vinícius Vianna e Patrícia Moretzsohn. O roteiro final era de Ronaldo Santos, e a supervisão de texto, de Ana Maria Moretzsohn. Carlos Magalhães e Leandro Neri eram os diretores, e Wolf Maya assinava a direção geral. O programa teve a duração de 25 capítulos. Neste especial, a turma da academia decide passar as férias em uma colônia no Rancho da Maromba. Lá, o grupo, liderado por Dado (Claudio Heinrich), envereda floresta adentro em busca de um tesouro misterioso. Mas as coisas não saem conforme o esperado, e todos se perdem na mata. O rancho é dirigido por Hugo (Marcos Frota), um homem ecologicamente engajado e que tem um caso complicado com a dona do estabelecimento, Dóris (Bianca Byington). A relação de amor e ódio dos dois acrescentou um tom divertido à trama. 
- A primeira temporada de Malhação contou com as participações especiais dos atores Alexandra Marzo, Ana Cotrim, Antonio Pedro, Claudia Lira, Dandara Guerra, Daniel Dantas, Danielle Winits, Evandro Mesquita, Giovanna Gold, Gisele Fraga, Guga Coelho, Guilherme Fontes, Guilherme Piva, Lúcia Alves, Ludmila Dayer, Murilo Rosa, Mylla Christie, Myrian Rios, Nina de Pádua, Nívea Maria, Oswaldo Loureiro, Otávio Müller, Patrícia de Sabrit, Paulo Reis, Petrônio Gontijo, Rodrigo Penna, Rogério Cardoso e Totia Meirelles, entre outros. 

ELENCO:
Ademir Zanyor
Ana Paula Tabalipa - Tainá
André Marques - Mocotó
Bruno de Luca – Fabinho
Carla Ceccato
Carla Regina
Carolina Dieckmann – Juli
Cláudio Heinrich – Dado
Daniela Pessoa - Magali
Danton Mello – Héricles
Dill Costa – Candelária
Fabiano Miranda – Bróduei
Fabiano Nogueira
Fernanda Rodrigues – Luiza
Gustavo Long
John Herbert – Nabuco
Juliana Martins – Isabella
Luigi Baricelli – Romão
Marcelo Faustini
Marcelo Garcia
Mario Gomes
Mônica Areal
Nair Bello – Olga
Nico Puig - Raul
Nuno Leal Maia
Pablo Uranga - Léo
Silvia Pfeifer – Paula
Viviane Novaes

FOTOS:









Fonte: memoriaglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário