Autoria: Geraldo Vietri e Wilson Rocha
Direção: Herval Rossano
21/01/1980 a 24/05/1980
114 capítulos
Adaptação da obra homônima de Érico Veríssimo, se passava no sul do país, em meio à crise política dos anos 1930.
Eugênio Fontes é um estudante de medicina em busca de ascensão social. Da infância pobre, ficou um complexo de inferioridade que o atrapalha no trabalho e também no amor. Por isso, toda a sua luta e seus sonhos se voltam para sua segurança econômica. Profundamente dividido, sente-se incapaz de amar seus pais, Alzira e Ângelo, aos quais deve seus estudos.
Na faculdade de medicina, Eugênio conhece Olívia Miranda e os dois se apaixonam. Mas Eugênio acaba se casando com Eunice, uma jovem rica e bonita, filha do industrial Cintra.
Ao lado de Eunice, Eugênio consegue um bom emprego e conquista amizades influentes, como a de Felipe Lobo, um respeitado arquiteto, amigo do seu sogro. Mas, com o passar do tempo, o jovem médico começa a questionar seu casamento.
Com o término de seu relacionamento com Eugênio, Olívia decide ir embora para a cidade de Nova Itália, com o objetivo de ajudar a população carente. Três anos depois, Eugênio descobre que a ex-namorada está de volta à cidade para abrir um consultório. Ele decide, então, largar tudo para viver sua antiga paixão. Mas Olívia esconde de todos que Eugênio é pai de sua filha.
PERSONAGENS:
Eugênio Fontes: Cláudio Marzo - Médico recém-formado, tem uma relação conturbada com os pais, aos quais deve seus estudos. Para reverter o complexo de inferioridade adquirido em sua infância humilde, busca, a todo custo, estabilidade financeira. Casa-se com Eunice, filha de um rico industrial.
Olívia Miranda: Nívea Maria - Jovem médica, também recém-formada, amiga de Eugênio. Com sua alegria, consegue restituir a confiança na vida dos que a cercam. É uma pessoa maravilhosa, capaz de tudo, sem nada exigir em troca. Sabe renunciar, com dignidade, seu único amor.
Felipe Lobo: Jardel Filho - Arquiteto competente, que tem ideias mirabolantes. Seu sonho é a construção do "Megatério", o prédio mais alto da América do Sul. É capaz de sacrificar tudo, inclusive o próprio casamento com Isabel e a felicidade de sua filha, Dora, pelo sucesso.
Eunice: Thaís de Andrade - Filha de Cintra, casada com Eugênio. Mulher rica, atraente, inteligente e voluntariosa. É capaz de deixar de lado os seus valores pessoais mais fortes por uma fascinante experiência.
Cintra: Sérgio Britto - Pai de Eunice. Rico industrial, implacável na direção de seus negócios, porém totalmente dominado por Eunice. É um fraco diante da filha, incapaz de impedir seus devaneios.
Mariana: Ruth de Souza - Governanta da casa de Cintra. Sabe que é uma cobaia no "laboratório" de Eunice. Torna-se amiga e confidente de Eugênio.
Adélio Castanho: Maneco Bueno - Médico formado na mesma turma de Eugênio e Olívia. É amigo íntimo de Cintra e um eterno apaixonado por Eunice. Intelectual e poeta, é um amante das artes e se julga superior.
Ângelo: Ferreira Leite - Marido de Alzira, pai de Eugênio e Ernesto. Velho alfaiate, pobre e humilhado pelos credores. Trabalha dia e noite para concretizar o sonho de ter um "doutor" na família. Não consegue entender como o seu sacrifício e dedicação não causam nenhum sentimento de gratidão por parte de Eugênio.
Alzira: Lourdes Mayer - Mulher de Ângelo, mãe de Eugênio e Ernesto. Dedicada dona de casa, lava roupa para fora para ajudar no orçamento doméstico e não mede sacrifícios para que seu filho, Eugênio, se torne médico. É uma mulher simples, sofrida e humilde.
Ernesto: João Paulo Adour - Irmão mais novo de Eugênio. É orgulhoso, incapaz de entender a diferença de tratamento que seus pais dão aos filhos. Sofre com isso e, aos poucos, vai se tornando um marginal.
Madalena: Patrícia Bueno - Acha a vida muito difícil, até encontrar Ernesto. Sente-se agradecida pela forma como foi acolhida por ele e tenta salvá-lo da autodestruição.
Florismal: Chico Martins - Alegre filósofo aposentado, muito amigo de Alzira e Ângelo. Gasta o pouco dinheiro que tem em flores e presenteia os outros, para que, no dia do seu enterro, seu túmulo esteja também florido.
Dr. Seixas: Ênio Santos - Médico do bairro, cuida das pessoas pobres sem exigir pagamento. Apesar de uma vida inteira dedicada ao trabalho, não conseguiu seu pé-de-meia. Muito amigo da família de Eugênio, acredita que o rapaz ficará ao seu lado depois da formatura. É casado com Dona Quinota.
Dona Quinota: Joyce de Oliveira - Mulher de Dr. Seixas. É muito doce, mas controla a vida do marido. Amiga, confidente e conselheira de Alzira.
Dr. Teixeira Torres: Sérgio de Oliveira - Diretor da faculdade e proprietário do Hospital Sagrado Coração, onde Eugênio trabalha.
Dr. Mário: Fernando Almeida - Médico e companheiro de Eugênio no Hospital Sagrado Coração.
Isabel: Neuza Amaral - Mulher de Felipe Lobo e mãe de Dora. Romântica e solidária, tem ciúmes da dedicação do marido ao Megatério. É escrava dos institutos de beleza e das estilistas de moda, com os quais dispensa todo o seu tempo, esquecendo, às vezes, da própria filha.
Dora: Sônia Regina - Filha de Felipe e Isabel. Considerada muito moderna para a época, te um aguçado sentido de crítica sobre tudo e todos que a cercam. Tem uma personalidade absolutamente contestadora e luta pelo amor de Simão.
Simão: Jonas Bloch - Repórter revoltado, sarcástico e impiedoso com tudo o que acha errado e injusto. É apaixonado por Dora e luta para manter o seu amor. Enfrenta Felipe Lobo, que não aceita o casamento de sua filha com um rapaz de origem judaica.
Dr. Bellini: Kleber Drable - Médico de descendência italiana, viúvo, realiza seu grande sonho: construir uma maternidade na cidade de Nova Itália, a cerca de 200 km de Porto Alegre, onde mora. É pai de Carlo.
Carlo Bellini: Mário Cardoso - Filho de Dr. Bellini. Genioso, rude e de cabeça dura. Procura sempre pôr uma grande dose de paixão em tudo o que faz ou sente. Torna-se amigo de Olívia, quando ela vai trabalhar com seu pai, em Nova Itália.
Dona Frida Halk: Elizabeth Hartman - Viúva alemã, erradicada no Brasil há 20 anos. Compreensiva e humana, considera Olívia como filha - que não teve - e torce pela sua felicidade ao lado de Eugênio.
Rafaela: Nair Bello - Napolitana de Nova Itália, dona da casa onde se hospedam Olívia e Frida, quando elas se mudam para a cidade. Torna-se grande amiga das suas.
ELENCO DE APOIO:
Eduardo Paranhos: Médico do Hospital Sagrado Coração
Fábio Mássimo: Bruno
Irene Alves: Paciente do Dr. Seixas
Jaime Barcellos: Padre Giácomo
João Batista Vieira: Eugênio criança
Luiz Felipe de Lima: Ernesto criança
Orion Ximenes: Garçom
Paulão: Motorista do caminhão
Pedro Rocha: Paciente do Dr. Seixas
Pietro Mário: Diretor da faculdade
Simone Carvalho: Antonieta
CURIOSIDADES E BASTIDORES:
As gravações externas foram realizadas nas cidades de Niterói/RJ e Petrópolis/RJ e nos bairros de Santa Teresa e no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro/RJ.
As cenas que retratavam Nova Itália foram gravadas numa cidade cenográfica construída em Guaratiba/RJ. Os ambientes foram especialmente montados para a novela num cenário criado por Paulo Dunlop, a partir da arquitetura de uma cidade do Rio Grande Sul, de colonização italiana, da década de 20.
"Olhai os lírios do campo" foi a primeira novela de Geraldo Vietri na TV Globo, após 21 anos de TV Tupi. O autor, no entanto, se desentendeu com o diretor Herval Rossano e acabou deixando a novela. Foi substituído por Wilson Rocha, que na época escrevia o seriado "O Sítio do Pica-Pau Amarelo".
A novela fez sucesso em Portugal, onde foi exibida em 1982.
Nenhum comentário:
Postar um comentário